Tratamentos

Artrodese de coluna

Artrodese significa fusão cirúrgica de duas ou mais vértebras da coluna e tem como função estabilização mecânica, correção de deformidades e controle da dor. É um tratamento usado para tratar instabilidade na coluna vertebral, sendo uma cirurgia que visa realizar a junção de duas ou mais vertebral, tornando as vertebras fixas

A artrodese é indicada mais frequentemente para:

  • Espondilolistese
  • Traumas fraturas ou luxações
  • Correção de deformidades
  • Tumor ou infecção da coluna
  • Hérnia de disco

A artrodese costuma oferecer melhoras nas condições de dor, correção de deformidades e estabilização de doenças diversas da coluna.

O pós-operatório depende da extensão do problema e da cirurgia, em geral costuma-se notar desconforto nas primeiras 3 a 4 semanas que podem ser controlados com medicações e analgésicos, é sugerido evitar esforços excessivos e esportes são liberados após a cicatrização óssea (fusão).

Essa cirurgia também pode ser benéfica em alguns casos de hérnia de disco quando há instabilidade da coluna. Pode ser realizada em qualquer segmento da coluna (cervical, torácica ou lombar) e é realizada tanto pela frente (anterior) como por trás (posterior), dependendo do caso.

Os equipamentos atuais permitem a realização da artrodese da coluna com a colocação de materiais de forma minimamente invasiva, através de pequenas incisões na pele (percutâneo) e com mínima agressão aos tecidos adjacentes.